Rua Abílio Chacon, nº 242, JK - Currais Novos, RN - CEP: 59380-000 / e-mail: nucleosearadeluz@hotmail.com

quinta-feira, junho 07, 2007

DR BEZERRA DE MENEZES NO CINEMA


O cearense Bezerra de Menezes ganha longa-metragem de docu-drama com locações no Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Já tiveram início as filmagens de uma megaprodução cinematográfica cearense que irá desvendar para o público os detalhes da vida de uma grande personalidade brasileira nascida em Jaguaretama, interior do Ceará.
“Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres” tem produção orçada em 1,7 milhão e 150 pessoas trabalhando no set de gravação.
Com roteiro do cineasta Glauber Paiva Filho, do historiador e pesquisador Luciano Klein Filho e da pesquisadora Andrea Bardawil, a direção ficou a cargo de Glauber Paiva Filho e Joe Pimentel.
A iniciativa é da Associação Estação da Luz, entidade organizadora da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental e da Semana Chico Xavier, entre outros eventos com fins filantrópicos.
O filme deve estrear na tela grande dia 29 de agosto, aniversário de nascimento de Dr. Bezerra. (...)
O elenco será encabeçado pelo ator da Rede Globo Carlos Vereza, que fará o papel de Bezerra de Menezes adulto. Também participam os atores cearenses B. de Paiva (que interpreta o Dr. Leopoldino), Pedro Domingues (Sr. Materialista) e Reginauro Souza, entre outros.
“O filme retrata a trajetória de Bezerra de Menezes, seguindo uma linha temporal, mas intercalada com depoimentos de personalidades que estudaram sua vida e obra”, explica o cineasta Glauber Filho. Para chegar à concepção final de como será o filme, Glauber explica que contou com o apoio e o farto material de pesquisa do historiador Luciano Klein Filho, autor de “Bezerra de Menezes - Fatos e Documentos” e “Bezerra de Menezes - Apóstolo do Espiritismo”. Além disso, documentos, como os “Discursos Parlamentares de Bezerra de Menezes”, notícias de jornais da época e os escritos do médico foram esmiuçados. (...)
Na parte de depoimentos, pesquisadores como Jorge Damas, César Reis, Esmeraldo Romero (médico que estudou a tese de Bezerra de Menezes sobre o cancro), o líder espírita Divaldo Franco (autor de várias psicografias de Bezerra), o parente Eduardo de Castro Bezerra Neto e o deputado federal baiano Luiz Bassuma.
Os detalhes de produção incluem figurinos de época - a parte de ficção vai do (..)Segundo o cineasta, a narrativa não tem o objetivo de doutrinar o público em relação ao Espiritismo, mas de revelar o homem que estava à frente de seu tempo, defendendo causas como a liberdade dos escravos, os direitos dos empregados domésticos e a preservação ambiental, a medicina como sacerdócio e a caridade no cotidiano. “Ele exerceu a medicina em sua plenitude, tendo a filantropia como princípio, e é uma personalidade que está fortemente inserida na cultura popular, sendo inclusive um fenômeno em algumas localidades como o Kardec brasileiro”, diz Glauber. (..)
O filme também estará disponível para home vídeo, em DVD, com material extra especialmente produzido, a partir de 15 de agosto.
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante nasceu em 29 de agosto de 1831, na cidade de Riacho do Sangue (CE), hoje Jaguaretama, a 211 quilômetros de Fortaleza. De família ligada à política e ao militarismo, foi educado segundo os padrões da religião católica. Em 1851, ano da morte de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando, no ano seguinte, como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Doutorou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina, defendendo a tese “Diagnóstico do Cancro”. Casou-se com Maria Cândida de Lacerda, em 6 de novembro de 1858, que faleceu a 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos.Em 1861 inicia sua carreira política. Foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro. Na Câmara Municipal, desenvolveu trabalho na defesa dos necessitados. Em 1867 foi eleito deputado geral, cargo equivalente a deputado federal.Conheceu o Espiritismo em 1875, através de um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, escrito por Allan Kardec, o codificador da doutrina. Aos 63 anos, fundou a Federação Espírita Brasileira. Lançou alguns livros, dentre eles “A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica”, “Casamento e Mortalha”, “Evangelho do Futuro”. Faleceu em 11 de abril de 1900.

Um comentário:

Unknown disse...

Estimados e amigos e irmãos seareiros currais novenses, com a alegria percorri os conteúdos do vosso blog. Parabéns pela qualidade dos serviços prestados, na correta utilização deste potente isntrumento de relacionamento e informação. Que Luz Divina nos alcance a todos. Com especial carinho, Rosenite de Oliveira